Dê a sua Equipe a Ferramenta certa para se Comunicar
As equipes de trabalho são cada vez mais colaborativas e, portanto, exigem ferramentas que facilitem a comunicação, independentemente de elas estarem juntas no escritório ou em suas casas de home office.
Aprenda sobre as soluções digitais que melhoram a comunicação para o trabalho colaborativo e como tirar o máximo proveito delas.
Verifique quais são as soluções em termos de e-mail,mensagens e videochamadas que ajudam as empresas e o que elas podem oferecer, para que você possa tomar a melhor decisão ao contratar a que melhor se adapte às suas necessidades.
SOLUÇÕES DIGITAIS PARA A COMUNICAÇÃO DE EQUIPES NO TRABALHO
Essas ferramentas facilitam a comunicação em tempo real durante o trabalho:
Google Chat
É o aplicativo de mensagens desenvolvido para as equipes de trabalho do Google, conforme declarado pela empresa em seu portal.
O que o Google Chat oferece a você?
- Mensagens privadas e em grupo.
- Salas virtuais com capacidade para receber até 8000 membros, onde você pode armazenar projetos e conversas.
- Integração com outras ferramentas do G Suite, como: Documentos, Drive, Planilhas, Apresentações e Google Meet.
- Padrão de segurança em nível corporativo; você gerencia a conexão com dispositivos móveis, logins, configurações de administração e muito mais.
- Bots, eles são contas especiais com que se pode conversar como se fossem pessoas. É uma forma interativa de acessar os serviços do Google Chat, como a pesquisa de informações, o agendamento de reuniões ou a realização de tarefas.
Slack
Este é um aplicativo de mensagens que trabalha para gerar conversas diretas, em grupos privados e em canais abertos.
Ele permite o compartilhamento de arquivos e os mantém acessíveis o tempo todo. Além disso, possui um bot que lembra você, automatiza tarefas e agenda reuniões no seu calendário.
Embora tenha integrações com o Drive, Calendário, Hangouts, Twitter, Jira e Trello, entre outros, sua versão gratuita permite conectar apenas 10 ferramentas.
Rocket.Chat
Entre as alternativas de aplicativos de mensagens instantâneas que o Hypertextual coleta, o Rocket.Chat se destaca.
O que torna essa ferramenta específica é que ela é de código aberto, o que significa, que os usuários podem escolher entre gerenciar a ferramenta em seu próprio servidor ou dependendo de um externo.
Embora isso torne o programa muito flexível, você precisaria de uma equipe de gerentes de TI da sua empresa para tirar o máximo proveito do aplicativo.
SERVIÇOS DE E-MAIL
Gmail
É o serviço de e-mail mais usado no mundo (mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo, de acordo com o jornal Portfólio).
O que isso oferece? Os recursos do Gmail for business incluem:
- E-mail seguro e sem anúncios;
- Contas que você pode gerenciar centralmente;
- Contas corporativas para toda a equipe com o domínio da sua empresa (mail@yourcompany.com)
- Acesso ao e-mail de qualquer site e dispositivo, mesmo sem conexão com a Internet.
- Chamadas de bate-papo ou vídeo acessíveis na Caixa de entrada / Caixa de entrada.
Outlook
O serviço de e-mail da Microsoft é bastante semelhante ao Gmail, embora seja focado em grandes empresas.
Zoho
Esse serviço de e-mail tem como principal integração: o que possui com o Zoho CRM, tornando-o útil principalmente para equipes de vendas.
Caso contrário, ele possui características semelhantes ao Gmail. O grande “diferencial” é que você não pode tentar uma versão gratuita antes de fazer o download.
FERRAMENTAS PARA FAZER CHAMADAS DE VÍDEO
Essas soluções tornam a comunicação virtual mais humana:
Google Meet
O que ele oferece? Faça videoconferências com até 250 participantes, transmita ao vivo para 100.000 espectadores, grave sessões e salve-as diretamente no Google Drive, e com integração com as ferramentas do G Suite.
Além disso, você tem a garantia de que seus dados nunca serão usados para fins publicitários e você terá total controle de sua privacidade.
Skype para Empresas
Essa é a opção da Microsoft e como esperado, integra-se ao pacote do Office 365. No entanto, a ferramenta não é tão fácil de usar; As reclamações dos usuários estão concentradas nos padrões de segurança e na quantidade de energia consumida pelos computadores, de acordo com o site da ICT Economy.
Zoom
Essa ferramenta é bastante útil e popular, mas possui constantemente falhas de segurança encobertas pela Zoom. No entanto, é o criticada por não conseguir se integrar aos diferentes aplicativos de trabalho colaborativo, explica o site El País.
RECOMENDAÇÕES PARA UMA MELHOR COMUNICAÇÃO
- A liderança deve estar realmente disposta a compartilhar informações com os colaboradores.
- Mensagens escritas evitam distorção de significado.
- As mensagens devem ser expressas em palavras simples.
- As comunicações devem incluir apenas fatos verdadeiros.
- As informações devem ser oportunas e em pequenas doses.
- A repetição é essencial em boas comunicações.
- Métodos audiovisuais reforçam a comunicação oral.
A MÍDIA É TÃO IMPORTANTE COMO A MENSAGEM
Como você pode ver, você tem à sua disposição um grande número de soluções digitais para a comunicação de equipes de trabalho, que trabalham tanto para colaboradores que estão a metros de distância quanto para aqueles que residem em outras áreas geográficas e têm horários diferentes.
Escolha a ferramenta que se integra naturalmente aos outros aplicativos que você usa, que é fácil de usar e garante a segurança de suas informações. Depois de tomar a decisão, lembre-se de seguir os princípios básicos para que as interações sejam profissionais, eficazes e humanas.